DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Adiamento da UMTS é inevitável

UMTS: adiamento decidido em Setembro

3G a 1 de Outubro e com 30 quilómetros

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  07/09/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
UMTS e GPRS em maus lençóis
 
 

Uma sondagem realizada pela AT Kearny e a Cambridge University Business School indica que apenas quatro por cento dos detentores de telemóvel tencionam utilizá-lo para efectuar compras na Internet. Pelo contrário, as SMS continuam em força.

Esta sondagem, realizada junto de 2.400 pessoas com telemóvel em seis países (Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Finlândia e Japão), mostra que a vida não está fácil para os operadores, europeus e não só, que investiram milhões de contos para obterem as licenças de exploração dos telemóveis de terceira geração.

Isto porque uma das grandes apostas dessas operadoras está precisamente no comércio electrónico, que será facilitado com as velocidades de acesso até aos 2 Mb por segundo que é permitida pelos terminais que utilizam o sistema UMTS (Universal Mobile Telecommunications System).

Em comparação com outras sondagens semelhantes realizadas anteriormente, constata-se que a percentagem de utilizadores de telemóveis que tinham intenções de o utilizar para comprar na Internet, tem diminuído drasticamente. Há apenas seis meses a percentagem era de 12 por cento e há quinze meses, 32 por cento.

No entanto, de acordo com Paul Collins, quadro da AT Kearney, ''ainda é cedo para tirar conclusões. Os optimistas pensam que se trata de uma curva em U, em que a curiosidade inicial se esfuma antes de voltar a entrar em alta''.

Pelo contrário, as SMS continuam em força, com um crescimento de 10 por cento relativamente à sondagem anterior. Apesar do grande sucesso que têm na camada jovem da população, foi na faixa etária dos 35-54 anos que as SMS mais cresceram (54 por cento). Dos 54-65 e mais de 65 anos o crescimento foi de 14 por cento.

O primeiro país a lançar o serviço dos telemóveis de terceira geração será o Japão, no próximo mês de Outubro.



< Notícia anterior
Telefónica lança serviço ADSL
Notícia Seguinte >>
ISP Inter.net no mercado português


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação